Condição Atual

Já viu o mar hoje?

Escrito por
Condição Atual

Inicia hoje 01/05, a Safra da Tainha 2019, ficando proibida a prática do surf no litoral de Santa Catarina, com exceção de algumas praias que ficam liberadas ou funcionam no sistema de bandeiras que indicam se está fechada ou liberada para o surf.

FLORIPA

Em Floripa, está gerando dúvida as praias Brava e Moçambique. O mapa que circula nas redes sociais e na internet com os picos liberados, indica que trechos dessas duas praias estão liberados para o surf. Porém, ano passado, a Brava teve situações de conflito entre pescadores e surfistas, onde os pescadores alegavam que a Lei havia sido alterada, proibindo o surf.

Em pesquisa no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  a Lei 4.601/95 que Regulamenta a Atividade Náutica de Lazer nos Balneários de Florianópolis e Estabelece outras Providências, foi alterada em 2016 pela Lei 10.020/2016. ficando o art 5º da Lei 4.601/95 da seguinte forma:

Art. 1º O caput do art. 5º da Lei nº 4.601, de 1995, alterada pelas Leis n.s 4.613, de 1995, 4.923, de 1996, 5.467, de 1999, e 9.907, de 2015, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 5º É permitida a prática de surf em todos os balneários da Ilha de Santa Catarina, exceto no período de primeiro de maio a dez de julho, período da pesca da tainha, quando a prática do surf poderá ser realizada na Praia da Joaquina, Praia Mole, até quinhentos metros do canto esquerdo da praia da Lagoinha do Leste, até quinhentos metros do canto esquerdo da Praia do Matadeiro, até quinhentos metros do canto esquerdo da Praia da Armação e até quinhentos metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique.”

Nesse atual art 5º da Lei 4.601/95 não constam mais as praias Brava e Moçambique.

Então, sempre verificar com os pescadores antes nesses dois picos para não dar problema.

 

GAROPABA

Após reunião entre pescadores e Associação de Surf (ASG) realizada no dia 26/04, ficou decidido que o período da safra será de 01/05/2019 a 15/07/2019 e os picos vão funcionar da seguinte forma:

Ferrugem norte – surf liberado até 250 metros do Costão norte, com uma bandeira delimitando a área.

Silveira e Ouvidor – sistema de bandeira . Bandeira vermelha pesca , sem bandeira surf liberado.

Gamboa , Siriú , Centro , Ferrugem sul e praia da Barra – Fechadas para pesca.

Fonte: ASG – Associação de Surf de Garopaba

 

IMBITUBA

Praia do Rosa liberado até 250 metros a partir do Canto Norte da praia. Rosa Sul funciona no sistema de bandeiras, verificar com pescadores.

 

Chegando mais informações de outros picos, atualizamos a matéria.

 

Boas ondas para a galera do surf e uma safra de tainha produtiva para os pescadores!

 

 

Deixe seu comentário

3 respostas para “Surf – Safra da Tainha 2019”

  1. Felipe disse:

    Quando termina a proibição do surf na Brava de Florianópolis? No dia 10 de julho mesmo?

  2. Parabéns pelo trabalho

    Desejo-lhe sucesso

    Que Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *